BOLETIM DO SOCED

SOCED - UMA TRAJETÓRIA COLETIVA DE PESQUISA

        A Sociologia da Educação tem sido objeto de renovada atenção da pesquisa educacional. Desde 1993, um grupo de pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio vem desenvolvendo pesquisas sob a coordenação da Professora Zaia Brandão no campo da Sociologia da Educação. Inicialmente, com a colaboração da Professora Ana Waleska Mendonça, o trabalho enfatizou mais a perspectiva histórica (sociologia da educação nas décadas de 50/60), produzindo diversas publicações1, teses e dissertações2, bem como trabalhos apresentados em congressos nacionais e internacionais.

        Estudantes do programa de pós-graduação em educação passaram a participar das reuniões semanais de pesquisa, articulando suas pesquisas de mestrado e doutorado às pesquisas coletivas, quer através do aprofundamento ou desdobramento dos temas investigados, quer através das estratégias teórico-metodológicas aperfeiçoadas no trabalho de pesquisa institucional. Desta interlocução entre pesquisadores e alunos de pós-graduação - na qual os problemas foram gerados durante o processo de pesquisa no SOCED ou a partir da participação nas atividades do grupo de pesquisa pela filiação como orientando a um dos professores - foi se constituindo o Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação – SOCED do Departamento de Educação da PUC-Rio.

RENOVANDO FERRAMENTAS PARA ENFRENTAR NOVOS DESAFIAS DE PESQUISA

        Ao final da década de 90 o SOCED passou a desenvolver pesquisas mais diretamente articuladas ao campo da Sociologia da Educação, cujos problemas vinculam-se aos processos de socialização e escolarização. Ao final desta década a professora Isabel Lelis integrou-se à pesquisa “Trajetórias escolares e processos de socialização”. Foram três as pesquisas coletivas desenvolvidas nesta segunda etapa:

  • Trajetórias Escolares e Processos de Socialização.

  • A Escolarização das Elites. Pesquisa sobre o rendimento escolar do “mundo natal”.

  • Processos de produção da qualidade de ensino: família, escola e cultura (em desenvolvimento desde agosto de 2003)

        O novo foco do trabalho, distanciando-se do campo da História da Educação, desafiou o grupo a ampliar suas ferramentas teórico-metodológicas no campo das ciências sociais. Começamos a partir desta segunda fase do SOCED a trabalhar em interlocução permanente com os Bancos de Dados do INEP (SAEB, ENC/"Provão"...) e com o Laboratório de Avaliação Educacional coordenado pelos professores Creso Franco e Alicia Bonamino (Departamento da Educação/PUC-Rio). A utilização do acervo de dados disponíveis no INEP, IBGE e banco de dados das Universidades tem propiciado um importante aprendizado para a equipe, não só ampliando as estratégias de identificação de fontes de consultas, como favorecendo a interpretação de dados mais restritos em contextos mais amplos (micro/macro), ou ainda possibilitando o aprofundando da análise de uma questão de caráter mais geral, sempre que o problema exija, na perspectiva de um enfoque mais próximo (macro/micro).

        Recentemente o financiamento numa perspectiva menos burocratizada - bem mais compatível com o andamento das atividades de grupos de pesquisa acadêmicos de maior experiência - ofereceu-nos condições especiais de infra-estrutura material, apresentação de trabalhos em diferentes fóruns de pesquisa e, a possibilidade de contar com assessoria na área estatística, assim como o com apoio técnico de especialistas em técnicas de processamento de dados qualitativos para a otimização dos recursos necessários ao bom andamento das investigações.

        Com esses apoios pudemos qualificar a equipe tanto nas técnicas quantitativas como nas qualitativas (com treinamento específico no SPSS, EPInfo e NUD’ist) fundamentais para a articulação das abordagens micro e macro sociais. Nesse sentido, tanto as bolsas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, assim como do Programa Cientistas do Nosso Estado da FAPERJ, a partir de 2000, têm sido fundamentais para a melhoria das condições de nosso programa de formação de pesquisadores em sociologia da educação.

SOCED - UM LABORATÓRIO DE PESQUISA E DE FORMAÇÃO DE PESQUISADORES

        Gradativamente, a prática de pesquisa coletiva tem se tornado cada vez mais efetiva, no sentido de integrar a produção discente ao programa de pesquisa do SOCED. Dessa forma, o SOCED tornou-se um verdadeiro laboratório de formação de pesquisadores em educação (mestrandos e doutorandos) que se engajam em um projeto coletivo de pesquisa.

        Do nosso ponto de vista, a ênfase excessiva na “originalidade” das pesquisas de mestrado e doutorado tem contribuído para a fragmentação da pesquisa em educação. A atividade de pesquisa, em praticamente todas as áreas consolidadas do conhecimento, é hoje atividade de equipe, pois a rapidez dos canais de divulgação das pesquisas (CDs de Congressos e Seminários), os periódicos e os bancos de dados on-line tornaram, até mesmo a simples revisão do estado do conhecimento, uma tarefa coletiva.

        Até o ano de 2000 fizeram parte do SOCED, além da professora Isabel Lelis, 6 doutorandos e 5 mestrandos e duas bolsistas de iniciação científica. A equipe atual é composta da coordenadora, Zaia Brandão, 4 doutores, 2 doutorandas, 1 mestranda e 1 bolsista de apoio técnico do CNPq.

BOLETIM SOCED - ESPAÇO ABERTO DE INTERLOCUÇÃO EM SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

        Considerando a atividade de pesquisa como um empreendimento que se enriquece e aprofunda no trabalho coletivo e na interlocução com os pares, o Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação – SOCED do Departamento de Educação da PUC-Rio organiza este Boletim.

        O Boletim SOCED pretende apresentar semestralmente os resultados do trabalho do Grupo de Pesquisas em Sociologia da Educação da PUC-Rio e assim também oferecer um espaço de interlocução com os pares, além de mais um canal de divulgação das pesquisas nesta área.

        Com o Boletim SOCED procuramos criar um canal de acesso fácil e rápido para acompanhamento dos trabalhos da equipe, propondo ao mesmo tempo a troca de informações e reflexões mais freqüente entre os pesquisadores da área de Sociologia da Educação.

        O Boletim se organiza em várias sessões, dentre as quais se destacam as destinadas à divulgação de material de pesquisa:

  1. APRESENTAÇÃO

  2. PESQUISAS EM ANDAMENTO

  3. ARTIGOS: trabalhos produzidos pelo SOCED ou por outros pesquisadores do campo da Sociologia da Educação. Neste número apresentamos o texto do professor Marcio Costa (UFRJ), atual coordenador do GT Sociologia da Educação da ANPED, e o texto da professora Vera Henriques. O professor Marcio Costa esteve conosco em dezembro de 2004 efetivando uma proposta de integração da sua pesquisa ao SOCED. A partir de 2005 as duas equipes desenvolverão reuniões de trabalho. A primeira reunião, está marcada para 4 de março, quando será definida uma pauta para o semestre e serão debatidos os pontos de articulação das investigações. “Jovens estudantes do Rio de Janeiro: hábitos, valores e expectativas segundo o prestígio de suas escolas” é o título do artigo do prof. Marcio Costa, e “A identidade do campo educacional: uma tensão entre modernidade e pós-modernidade” é o título do artigo da Prof.a Vera Henriques, apresentado neste 1o número do Boletim do SOCED.

  4. PRE-PRINT: trabalhos em fase de elaboração, resultados parciais de pesquisa do SOCED e de membros do grupo. Neste número: “Uma elite docente na produção da qualidade de ensino” de Zaia Brandão, Sibele Cazelli e Cristina Carvalho e “Desatenção ou Novos Estilos de Cognição” de Zaia Brandão.

  5. MOSAICOS: onde serão divulgados textos produzidos pelos membros da equipe com o objetivo de sistematizar e/ou esclarecer determinados conceitos ou explicitar estratégias de trabalho desenvolvidas pelo grupo. Neste número estão: “Elaboração de uma pré-testagem indireta” de Cristina Carvalho e Sibele Cazelli e “Algumas hipóteses sobre a transformação do habitus” de Zaia Brandão e Helena Altmann.

  6. RESENHAS: resenhas de publicações e/ou relatórios de pesquisa na área. Neste número teremos a resenha do texto de Márcio da Costa (UFRJ) “Jovens estudantes do Rio de Janeiro: hábitos, valores e expectativas segundo o prestígio de suas escolas” , preparada por Lucília A. Lino de Paula (UFRuralRJ).

  7. ENSAIOS: espaço para divulgar colaborações externas de pesquisadores em Sociologia da Educação. O ensaio deste primeiro número é de Carlos Otávio Fiúza Moreira, Doutor em Educação pela PUC-Rio, atualmente pesquisador visitante (ProDoc) da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-FIOCRUZ). “Pesquisa e ética: anotações sobre Max Weber” foi a intervenção preparada por ele para a mesa de abertura do 2o Seminário dos Pós-Graduandos em Educação da PUC-Rio. O professor Carlos Otávio participou da primeira equipe do SOCED na condição de pós-graduando e tem participado de vários debates de pesquisa com a equipe atual do SOCED.

  8. NOTÍCIAS ACADÊMICAS: nesta sessão poderão ser encontradas notícias curtas sobre apresentações de trabalhos em congressos e outras atividades técnico-científicas do grupo e seus colaboradores. Neste número incluímos duas recomendações de leitura.

  9. CONTATO: endereço para comunicações via e-mail, remessa de trabalhos para publicação nos ENSAIOS e nas RESENHAS, solicitação de divulgações nas NOTÍCIAS ACADÊMICAS.

  10. LINKS: endereços de interesse na WEB.

  11. TRABALHOS APRESENTADOS: nesta sessão divulgaremos as produções apresentadas em eventos nacionais e internacionais.




1 A publicação de artigo coletivo na Revista Brasileira de Educação/ANPED do artigo O esquecimento de um livro; tentativa de reconstituição de uma tradição Intelectual no campo da educação e da coletânea organizada por Zaia Brandão e Ana Waleska Mendonça Uma tradição esquecida. Porque não lemos Anísio Teixeira? em 1997 foram os veículos iniciais de divulgação no campo acadêmico das pesquisas e trabalho dos membros da equipe. A lista completa da produção do grupo encontra-se em Anexo.

2 A dissertação de Libânia Nacif Xavier – Para além do campo educacional: o estudo do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e a tese O Brasil como Laboratório: Educação e Ciências Sociais no projeto dos Centros Brasileiros de Pesquisas Educacionais CBPE/INEP/MEC (1950-1960), a tese de Vera Henriques – ANPED e a preocupação com a autonomia: em busca do reconhecimento e consagração e a dissertação de Carlos Otávio Moreira Fiúza – Anísio Teixeira: Ciência, Progresso e Educação e a tese Entre o Indivíduo e a Sociedade: a Filosofia de educação de John Dewey.